Entrevista com o Rusivelt

Brasileiro em Portugal

Rogério Costa (Upstream Internacional)
Conheci o "Ruzy" aqui em Portugal, um cara muito humilde e companheiro de todos os skatistas, brasileiros e portugueses, andei um Sábado inteiro em Lisboa e ele me apresentou vários picos de fazer inveja aos brazucas, porém não podemos deixar de citar a arquitetura de Portugal, uma coisa absolutamente linda, um dos picos que mais me impressionou foi o de Alfama, de frente para o Rio Tejo, alucinante, piso excelente e vários caixotes perfeitos e com muitos turistas acompanhando as manobras do puro street.

Nome: Roosevelt Gomes Alves
Idade: 27 anos
Tempo de skate:15 anos
Nacionalidade: Brasileiro

Onde nasceu e mora atualmente?
Nasci no estado da Paraíba, nordeste brasileiro e atualmente moro em Portugal há 6 anos.

Como foi o seu contato com o skate?
Começei andar através do meu irmão, um dia minha vó comprou um skate daqueles antigão, só que ele não me deixava andar, só andava escondido quando ele saia.

Porque você escolheu morar em Portugal ao invés de morar em Espanha?
Porque em Portugal ainda conseguimos arranjar trabalhos, e na Espanha é bem mais complicado, mas agora já estou legalizado e assim que pegar minha nacionalidade, vou morar na Espanha.


BS tailslide - Portugal

Você encontrou muitas dificuldades morando fora do Brasil?
No começo passei sim por muitas dificuldades, mas a fé que tenho em Deus me deu forças para ultrapassar todas essas barreiras, mas agora graças a ele já estou estabilizado, tenho minha filhinha que tanto amo, e aqui estou de cabeça em pé pra enfrentar o que vier pela frente. "Tudo posso naquele que me fortalece."

Qual a diferença do skate brasileiro para o português com relação a campeonatos, mídia e vídeos?
A diferença são muitas, pois o nível skate brasileiro é muito alto em comparação aos atletas portugueses, apesar de aqui também ter bons atletas, quem ver um campeonato amador no Brasil e assisti uma competição profissional aqui, já da para ver uma grande diferença de nível. Em questão de mídia e vídeos também não se compara com o Brasil, pois estamos no topo dos rankings mundiais.

Quais os picos mais da hora pra se andar em Portugal?
Bem aqui tem alguns picos legais como Alfama (Lisboa), Largo de Jesus (Setubal), Praça da Figueira (Rossio), o país poderia ter melhores picos se não fosse a calçada portuguesa para atrapalhar, mas isso é uma tradição deles que nunca vai acabar, e Skate Parks também têm alguns bons, quem um dia vier à Portugal nao deixe de conhecer o skate park de Albufeira, a melhor de Portugal.

Hoje em Portugal, existem muitos brasileiros andando com o skate?
Bom aqui em Portugal não tem tantos skatistas andando, mas os que andam na representação, sou eu, Poleao, Tanaka de Floripa, Guilherme de São Bernardo, Dexter de São José do Rio Preto, Diogo Smith de Marilia e Adalto Storch de São Paulo. Estamos na correria aqui das fotos e vídeos, estamos preparando um vídeo da gente, aqui em Portugal.


pop shovit - Restelo, Portugal

Tem patrocínio e quais as dificuldades de arrumar?
Não tenho patrocínio, em Portugal, isso é muito complicado, pois é muito dificil os donos das lojas dar apoio aos atletas que não são do país, só quem já fez um corre em Portugal atrás de patrocínio sabe como é.

Existe repressão por parte das autoridades contra o skate?
Nesse caso aqui rola bem menos repressão do que no Brasil, aqui é muito sossegado.

Como você define o skate e o que ele representa pra você?
O skate é para mim umas das coisas mais importantes da minha vida, foi através dele que conheci pessoas verdadeiras, alguns lugares interessantes, enfim até que a morte nos separe (eternamente skateboard)

Fiquei sabendo que você é pai " verde " em Portugal, como é essa fase de sua vida ?
Pois é sou pai a pouco tempo, Deus me deu essa bênção, e estou curtindo muito essa nova fase de minha vida, minha filhinha é linda e se chama Jasmim Lisboa, futuramente estará representando em cima do skate daqui a alguns anos. (risos)

Quais são os seus planos para o futuro?
Ir morar em Barcelona depois voltar pro Brasil e fazer alguma coisa pra crescer o skate no nordeste.

Agradecimentos
Em primeiro lugar a Deus todo poderoso criador do céu e da terra, minha mulher Delivânea que sempre me apoiou em tudo na minha vida, meu irmão Sandro, amigos verdadeiros, o Rogério (Upstream), pois se não fosse ele não estaria fazendo a minha primeira entrevista depois de 15 anos de skate, a todos os skatistas humildes, aos que acreditam em mim e às pessoas que um dia me ajudaram ou tentaram, paz a todos.

BS Flip grind


Font: sktonline

Nenhum comentário: